Início Entrevistas Meditação, DMT e muito mais: mergulhe na vida holística do nadador Xuxa

Meditação, DMT e muito mais: mergulhe na vida holística do nadador Xuxa

Por Caroline Apple

Sabe aquele nadador, o Xuxa, medalista olímpico e pan-americano, recordista, celebridade, participante de reality show, pai da Brenda e da Isabella e ex-companheiro da dançarina Sheila Mello? Então, esse aí você deve conhecer. Mas e o Fernando de Queiroz Scherer? O que você sabe sobre ele?

E se eu te contar que ele é instrutor de meditação, “mentor” holístico de gringo, programador neurolinguístico, mestre reiki, terapeuta thetahealing, coach, facilitador de barra de access, manja muito de cristais e chacras e já se aventurou em experiências místicas com expansores de consciência? Ficou surpreso? Então vem conhecer quem está por detrás dos holofotes.

Em entrevista ao Namastreta, Scherer contou sua saga pela caminhada do autoconhecimento e da espiritualidade, que começou lá em 2007 a partir de um forte processo de depressão que se estendeu até 2009. Foi nesse período que aquelas questões que acompanham a humanidade desde que o mundo é mundo começaram a ressoar em seu peito: “Qual verdade da vida?”, “O que significa viver?”.

Apesar dos grandes feitos como atleta, as medalhas naquele momento só preenchiam os armários, mas havia um vazio dentro de Xuxa. “A vida não poderia se resumir em apenas ganhar medalhas olímpicas. Tinha que haver algo maior”, diz.

E foi então que decidiu fazer um mergulho diferente daqueles feitos nas piscinas. Xuxa decidiu que o mergulho agora seria em si, em seus traumas, suas sombras e suas questões inconscientes que o levavam a lugares de sofrimento. E foi então que a meditação se apresentou como uma potente ferramenta em meio as diversas terapias e estudos que começou a fazer atrás de respostas para suas inquietações.

Xuxa conta que, durante seis meses, chegou a meditar cinco horas por dia. O atleta tinha sede por acesso a sua essência. Com o passar do tempo e os entendimentos e compreensões se apresentando, Scherer reduziu o tempo e, hoje, medita entre uma e duas horas por dia. Nesse período passou pelas mais diversas técnicas, colhendo os benefícios individuais que cada uma delas oferecia até desenvolver sua própria prática e seu próprio mantra: “eu me amo, eu me aceito, eu me respeito, eu me liberto e eu me perdoo”.

O surgimento público do “novo” Xuxa

Xuxa em uma das suas práticas holísticas. Foto: Arquivo Pessoal

Nesses 11 anos de caminhada pelo autoconhecimento, só quem era mais próximo do atleta no Brasil conhecia seus interesses. Para sair do estigma do “Xuxa nadador”, Fernando fazia seus cursos e atendimentos fora do país. Ele ainda não se sentia pronto para expor aos seus fãs brasileiros suas novas perspectivas de mundo.

“Há dois anos que eu quero começar os atendimentos e a falar mais abertamente sobre esses temas, mas eu tinha ainda insegurança e medo de colocar para fora por causa da expectativa das outras pessoas, que enxergam a imagem do nadador, que é isso que querem ver. Então, vim trabalhando isso no último ano”, conta.

De acordo com Scherer, todos os professores falavam que ele estava pronto para atender as pessoas e que já deveria, inclusive, ter começado. Mas o atleta ainda esperava o seu momento. “Eu fazia um atendimento, mas não dava continuidade, não me abria. Então, quando veio a quarentena decidi que era a hora. Resolvi fazer a live que eu quiser sobre autoconhecimento, espiritualidade, meditação e saúde integral. Decidi que falaria sem medo. Agora, vão conhecer o Fernando em essência, não o criada por mim e por todos”, afirma.

Lives de meditação

Live de meditação para adultos e crianças. Foto: Arquivo Pessoal

Agora, sem o peso da busca pela aprovação, aceitação e reconhecimento das pessoas, Fernando estava pronto para ser ele mesmo. Foi então que começou a promover lives em sua conta no Instagram, onde compartilha seus estudos que vão do cristianismo, passando pela cabala até o hinduísmo.

Uma das inspirações do nadador é o Bhagavad Gita, texto religioso hindu que narra o diálogo entre Krishna e Ajurna, em meio a um campo de batalha. Xuxa conta que essa leitura foi tão importante no seu processo de autoconhecimento que chegou a ouvir por meio de áudio book a obra durante um ano inteiro.

Foi percebendo que os ensinamentos que recebeu chegaram ao coração que Fernando foi tomando confiança em si e no que dizia, mas sem abrir mão dos questionamentos, os quais considera indispensáveis em qualquer caminhada.

Mas a pressão por aceitação não foi embora “de graça”. Xuxa mergulhou profundamente na sua alma. Então, em uma experiência que viveu em fevereiro sentiu que havia encontrado a chave para se abrir para a vida de uma vez por todas. “Parei com a busca. Essa busca me trazia uma sensação de insatisfação. Quando ela cessou, percebi que agora eu posso viver. Entendi que propósito da vida é viver. A mente já tinha entendido, mas o coração ainda não. Agora estou pronto para me abrir para a essência do amor”, diz.

E como toda a pessoa que encontra esse lugar de plenitude nas suas ações, Xuxa decidiu que era a hora de compartilhar e assumir sua semelhança à luz infinita, conhecida com Tzimtzum, na cabala. A luz que nada recebe, só compartilha.

Novas experiências

Pelo que parece, Xuxa veio realmente se trabalhando de forma incisiva para, enfim, “se assumir”. Em novembro de 2019, o nadador tomou a decisão de ter uma nova experiência mística.

Apesar de fazer a linha do autoconhecimento “sem atalhos”, Scherer aceitou o convite de um xamã mexicano durante uma viagem aos EUA para experimentar o sapo bufo alvarius, anfíbio que produz DMT em suas costas como forma de proteção contra os predadores.

O DMT é também conhecido como a “molécula do espírito”. A substância é considerada um enteógeno, capaz de despertar a divindade dentro dos seres. O DMT também é encontrado na ayahuasca e é alvo de estudos científicos sobre suas propriedades que podem ajudar a curar quadros de depressão, por exemplo.

“Eu disse que não queria nenhum acesso rápido a nada. Como ganhei as medalhas treinando constantemente, eu quis buscar uma consciência de forma mais gradativa, para quando estiver navegando e curando os meus medos e abrindo portas eu esteja pronto. Assim, no futuro, eu posso fazer medicinas (ayahuasca), mas com responsabilidade”, pondera.

Como acompanhar

Quem quiser acompanhar os movimentos do Fernando Scherer, que está bem além do Xuxa nadador, pode assistir a uma das suas aulas de meditação, que acontecem diariamente para adultos, às 8h40, e de segunda, quarta e sexta, às 19h30, para crianças e seus pais. Essa última modalidade é a única em que Xuxa sente o seu momento energético do dia antes de abrir a live. Porém, todas as aulas ficam salvas em seu perfil, então, se ele não entrar ao vivo, basta acessar uma aula anterior.

Scherer tem um curso pronto, que acontece presencialmente. A iniciativa chama: “Mergulho no Inconsciente. Venha nadar de braçada nas suas emoções”. O nome é uma analogia da sua vida de nadador, da qual se orgulha, mas deixa claro que não o resume. O curso, segundo ele, será ampliado e disponibilizado quando a pandemia passar.

A novidade é o curso on-line de 21 dias que Xuxa está desenvolvendo e deve estar pronto ainda neste mês. “Quem quiser realmente se entregar no processo será muito bem-vindo”, finaliza.

Namastretahttps://namastreta.com.br/
Um portal sobre autoconhecimento e espiritualidade na prática para quem busca informação de qualidade sobre esses universos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Tretas

“A constelação familiar me ajudou a abrir mão dos meus filhos por amor”

Thauana estava apegada a ideia de que teria que sacrificar o bem-estar da família para ser a "mãe ideal"

“Não dá para preencher espaço, é preciso produzir sentido”, diz editora da Vida Simples

Ana Holanda afirma que o autoconhecimento é uma das chaves para escrever um texto afetuoso

“Eu não falo as coisas para agradar as pessoas”, diz Monja Coen sobre seu posicionamento político

Líder espiritual não foge de assuntos "espinhosos" e garante que budismo é sinônimo de posicionamento

“A força do xamanismo é maior do que a localização geográfica”, afirma Leo Artese

Xamanista garante que a prática pode ser exercida em qualquer ambiente e o que vale é o bem-estar