Namastreta

Walter Mercado: um incorrigível pisciano

Por Rafael Vilas*

Recentemente a Netflix lançou um documentário sobre Walter Mercado, um dos mais populares astrólogos de todos os tempos. E mesmo que praticasse uma astrologia mais simplificada e baseada em horóscopos diários, Mercado foi um nome muito importante para o processo de popularização da astrologia na modernidade do no mundo ocidental. 

Walter é um porto riquenho de Peixes, signo de místicos, espiritualistas e atores. E tinha várias das principais qualidades do Signo, sendo uma pessoa empática, que atiçava tanto a imaginação do público, quanto seu lado mais supersticioso. O Sol está na Casa da Carreira e da persona pública, indicando alguém que mostra seu brilho através da profissão, tal como prefere as carreiras onde possa aparecer, ser visto. Estava estudando para farmácia, – uma das profissões de Peixes -, mas preferiu ir para o lado artístico do Signo, se tornando dançarino e ator de teatro e novelas. 

O regente de Peixes é Júpiter, em Leão. E essa combinação Peixes-Leão é a chave para compreender a personalidade do astrólogo. O regente explica sua personalidade criativa, expressiva e extravagante, seu estilo “pavão” de ser e de se vestir. Júpiter está na Casa da comunicação e da fala, com a qual fez sua fama, como comunicador, na rádio e TV. Júpiter é o guru, o místico, e Leão, o Signo do Sol, do ego. Sua astrologia era solar e estimulada um lado egocêntrico nas pessoas, que mal esperavam para saber sobre seu Signo e sobre seu dia. Gostava de levar mensagens positivas, de entusiasmo, bom-humor e fé, – e diz que fazia isso como forma de empatia e compaixão, temas de Peixes. 

O outro regente de Peixes é Netuno, que está em Virgem. E ambos falam das camadas sociais de baixa renda, dos trabalhadores mais pobres. E é exatamente onde Walter fazia mais sucesso, principalmente em Porto Rico. Netuno está na Casa da terra de nascimento e familia (4). E isso explica suas irmãs igualmente místicas. 

O Marte de Walter está em Peixes, em oposição a Netuno. Em um mapa masculino, Marte representa seu lado masculino, yang e viril. Já Peixes e Netuno são símbolo de passividade, de desapego, de mistério. Normalmente, não há uma identificação com o masculino viril, ou social. Pode tanto ser um sinal de homossexualidade, como também um mistério em torno desse assunto. E isso é algo que Walter nunca confirmou, mas também nunca negou. Em alguns casos, o homem pode ser mais desapego em relação ao sexo, ou mantém suas atividades sexuais em segredo, no oculto. Também pode ser um indicativo de atividades por baixo do panos. 

Mas o pisciano Walter sofreu um duro golpe em sua vida, quando, ao confiar cegamente em seu advogado, assinou um documento que dava ao jovem, os direitos e lucros sobre da marca Walter Mercado. Na prática, Walter perdeu o direito sobre seu próprio nome. A ingenuidade e a entrega irrestrita é uma das qualidades e desafios de Peixes, que age de coração e acredita no melhor das pessoas. Walter possuía Netuno em oposição direta a Casa da carreira, o que pode ser um sinal que os aspectos negativos de Peixes podem trazer a dissolução da carreira e da imagem pública. Netuno tambem fala de golpes, ilusão e desilusão. 

*Rafael Vilas é capixaba (ES), tem 31 anos e é formado em comunicação. Porém, foi durante uma profunda busca interior que viajou para o Nordeste, onde foi apresentado à astrologia. Hoje, é escritor na página @astrologikaa e se dedica em tempo integral aos estudos dos astros e das práticas astrológicas. Prático, Rafael faz a leitura dos astros e fala sobre a influência deles no dia a dia da sociedade.