Início Editorias Meditação Estudantes aderem ao Mindfulness para controle emocional

Estudantes aderem ao Mindfulness para controle emocional

Reprodução do site Jovem Pan

Olhos fechados, respiração lenta e concentração. O mindfulness, um tipo de meditação que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, vem ganhando cada vez mais adeptos — principalmente nas escolas. Em uma instituição privada na zona norte de São Paulo, a prática já vem sendo realizada há mais de um ano através de uma ferramenta educativa que aposta no autoconhecimento para promover o foco e o equilíbrio, a Mindkids. A idealizadora da iniciativa, Daniela Degani, ressalta que a metodologia é diferente para cada faixa etária. “Com os pequenos a pratica é muito ludica, breve. Quase como uma brincadeira de prestar atenção. Para os maiores esse lúdico da lugar para o interessante, relevante. Fazer com que os nosso alunos percebam que a prática pode ser útil para eles.”

Mas foi durante a quarentena que a importância da meditação se intensificou. A professora do 6º ano Raquel Davison ressalta que a prática do mindfulness também precisou ser adaptada ao ensino remoto. “É difícil já manter o foco em sala de aula, imagina atrás de uma tela.” A professora do 5º ano Paula Capaz Borges destaca que os benefícios da prática não são só para os alunos, mas também para os professores. “Eu estava com muitas emoções a flor da pele e a meditação me fez refletir sobre como eu estava sentindo e como lidar. São uns segundos antes de falar alguma coisa, a forma como vamos falar. Mas aceitar o que está sentindo.”

A meditação dentro do ambiente escolar já é uma realidade em vários países, como Estados Unidos e Inglaterra. Aqui no Brasil, o Mindkids está presente em unidades da rede pública e privada de sete estados. Segundo a fundadora da iniciativa, Daniela Degani, a ideia é que cada vez mais escolas de todo o país adotem esse tipo de prática. “Através das práticas nas escolas temos a oportunidade de ensinar desde muito cedo. Já estamos falando de 250 educadores se formando em mindfulness em sala de aula.” Daniela Degani ressalta que o Mindkids usa a metodologia de um programa de meditação desenvolvido por americanos que já impactou positivamente mais de 1 milhão de estudantes no mundo inteiro.

*Com informações da repórter Letícia Santini

Namastretahttps://namastreta.com.br/
Um portal sobre autoconhecimento e espiritualidade na prática para quem busca informação de qualidade sobre esses universos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Tretas

“A constelação familiar me ajudou a abrir mão dos meus filhos por amor”

Thauana estava apegada a ideia de que teria que sacrificar o bem-estar da família para ser a "mãe ideal"

“Não dá para preencher espaço, é preciso produzir sentido”, diz editora da Vida Simples

Ana Holanda afirma que o autoconhecimento é uma das chaves para escrever um texto afetuoso

“Eu não falo as coisas para agradar as pessoas”, diz Monja Coen sobre seu posicionamento político

Líder espiritual não foge de assuntos "espinhosos" e garante que budismo é sinônimo de posicionamento

“A força do xamanismo é maior do que a localização geográfica”, afirma Leo Artese

Xamanista garante que a prática pode ser exercida em qualquer ambiente e o que vale é o bem-estar