Início Editorias Meditação Como a meditação guiada pode ajudar a aliviar a ansiedade durante a...

Como a meditação guiada pode ajudar a aliviar a ansiedade durante a pandemia

Traduzido do site FM100.3

Muitos funcionários estão lidando com os momentos mais estressantes de suas carreiras, de acordo com um estudo recente publicado pelo Human Resource Executive. Mas praticar frequentemente a meditação guiada está provando ser um recurso útil no combate aos níveis crescentes de estresse.

No estudo, 88% dos trabalhadores relataram estresse moderado a extremo nas últimas 4 a 6 semanas devido ao surto de Covid-19. Matt Woolley, psicólogo clínico licenciado e professor assistente do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Utah, acredita que a continuação de tempos incertos pode causar ainda mais danos à nossa saúde mental.

“O estresse em um determinado momento da vida pode trazer à luz um problema de saúde mental que a pessoa tem”, descreveu o Woolley. “A preocupação é que mais e mais pessoas estejam lutando com problemas de saúde mental que, de outra forma, poderiam ter sido leves ou insignificantes em sua vida, mas agora estão emergindo.”

Uma maneira de combater o aumento de estressores é praticar meditação guiada. O psicólogo apresentou uma meditação guiada em um episódio recente do podcast Project Recovery.

Usando meditação guiada para aliviar o estresse

A meditação guiada é um tipo específico de medicina complementar mente-corpo que se esforça para criar um profundo estado de relaxamento. Ao firmar a respiração e se concentrar no momento, você exercita sua capacidade de se concentrar de acordo com o Matt.

“A realidade é que o lobo frontal do cérebro é uma das áreas em que nos concentramos. Estudos funcionais de ressonância magnética mostraram que as pessoas que meditam regularmente tem um fortalecimento desse lobo frontal do cérebro”, afirma o psicólogo.

Quando você começa a fortalecer esse lobo frontal, aumenta sua capacidade de se concentrar e tomar boas decisões, de acordo com a Harvard Medical School .

Depois de praticá-lo por alguns meses, o Matt diz que sentiu os impactos. “Percebi que me sinto revigorado e focado quando medito regularmente”, conta.

O primeiro passo para praticar uma meditação guiada

“A primeira parte é acalmar o corpo”, afirma Matt. “O que vamos fazer é realmente acalmar seu sistema cardiovascular. ‘Seque’ sua adrenalina e você sentirá uma grande diferença. Seu corpo começará a se sentir pesado e relaxado.”

Matt acredita que a melhor maneira de fazer isso é começar a respirar com um método chamado respiração de relaxamento .

“O foco é importante. Quando você estiver respirando, concentre-se na sensação de como o ar entra pelo nariz, enchendo os pulmões”, acrescentou. “Então, expire pela boca.”

Ao expirar pela boca, você se força a desacelerar a cada respiração, de acordo com Matt. À medida que cada respiração se torna mais concentrada e lenta, você pode sentir a sensação de alívio e relaxamento.

Alinhando seus aspectos mentais e físicos

Depois de relaxar com esse exercício de respiração, o próximo passo é focar nos aspectos físicos e mentais do seu corpo.“Sabemos que pensamentos levam a sentimentos, que levam a comportamentos. Portanto, se você estiver pensando em coisas estressantes, terá uma série de emoções que não são produtivas para este exercício”, afirma.

Em seguida, o Matt recomenda que você plante os pés no chão e repita para si mesmo silenciosamente quem você é, onde está e o que está fazendo.

“Seu nome é sua palavra mais pessoal, que chama sua atenção. [Lembrar-se] de onde você está o leva a esse momento. O que você está fazendo ajuda a se concentrar na atividade”, sugere.

Depois de concluir as etapas um e dois, você estará pronto para começar a meditação guiada.

Clique aqui para iniciar sua meditação guiada pessoal de 10 minutos, apresentada pelo psicólogo. (a versão está em inglês).

Se você não entende inglês, ouça aqui uma playlist no Spotify para você fazer uma meditação guiada com mantras.

Namastretahttps://namastreta.com.br/
Um portal sobre autoconhecimento e espiritualidade na prática para quem busca informação de qualidade sobre esses universos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Tretas

“A constelação familiar me ajudou a abrir mão dos meus filhos por amor”

Thauana estava apegada a ideia de que teria que sacrificar o bem-estar da família para ser a "mãe ideal"

“Não dá para preencher espaço, é preciso produzir sentido”, diz editora da Vida Simples

Ana Holanda afirma que o autoconhecimento é uma das chaves para escrever um texto afetuoso

“Eu não falo as coisas para agradar as pessoas”, diz Monja Coen sobre seu posicionamento político

Líder espiritual não foge de assuntos "espinhosos" e garante que budismo é sinônimo de posicionamento

“A força do xamanismo é maior do que a localização geográfica”, afirma Leo Artese

Xamanista garante que a prática pode ser exercida em qualquer ambiente e o que vale é o bem-estar