Início Editorias Floresta A força das ervas: aprenda a fazer banhos para acalmar, limpar energias...

A força das ervas: aprenda a fazer banhos para acalmar, limpar energias e combater a insônia

Por Caroline Apple

Cada planta carrega consigo uma potência. Sabemos que chá de camomila acalma, chá de boldo faz bem para o fígado e assim por diante. Porém, não é só na forma de ingestão que podemos nos beneficiar com a força das plantas.

Para te ajudar a acalmar, se livrar de pensamentos negativos e melhorar a qualidade do sono durante essa quarentena, o psicanalista e sacerdote de Umbanda Luis Guilherme Campos Santos deu um pulo no supermercado de São Paulo para encontrar opções de ervas de fácil acesso neste período e também para facilitar a vida de quem não tem o hábito de comprar esse tipo de produto em lojas especializadas.

Veja como harmonizar sua casa em tempos de isolamento com técnicas de Feng Shui

Então, aprenda a fazer banhos com ingredientes simples, como boldo, manjericão e canela, e conte com a ajuda da natureza como mais uma ferramenta para encarar o dia a dia de forma mais positiva e energizada.

Tipos de banho

Limpeza e sensação de tranquilidade e bem-estar

O indicado é o banho de boldo, que pode ser usado da cabeça aos pés. Este banho serve para fixação energética, atuando na limpeza dos corpos e trazendo a sensação de bem-estar, tranquilidade e paz, além de eliminar tensões e sentimentos parados no nosso cardíaco. Esse banho também é utilizado no desenvolvimento espiritual, aumentando a conexão com o plano astral. Ideal para quem medita. Se não encontrar a erva in natura, você pode substituir por dois saquinhos de chá de boldo, mas lembrando que a erva fresca é mais indicada pois traz as propriedades da planta sem nenhuma manipulação.

Renovação energética

O boldo associado ao manjericão torna-se um poderoso banho de renovação energética. Ele é  ideal para aqueles que estão passando por uma crise familiar. Esse banho promove um alinhamento energético, harmonizando nosso interior e, consequentemente, o ambiente em que vivemos.

Descarrego de energias densas

Um banho para aqueles que estão carregados de energia e pensamentos negativos pode ser feito com a junção de três elementos que podem ser encontrados facilmente nos supermercados e feiras livres: arruda, casca de alho e canela de pau.

Jogue no chão do banheiro, na área do banho, um punhado de sal grosso. Pise no sal e deixe por alguns momentos para que a energia seja neutralizada. O uso do sal requer cuidados, pois ele é um elemento neutralizante e eliminina as energias positivas também, por isso o banho deve ser feito em seguida para a sua proteção.

Este banho é poderoso, porém é recomendado que no dia seguinte seja feito um banho de energização para elevar a vibração energética do corpo e colocá-lo em uma ‘vibe positiva’.

Insônia e dificuldades para dormir

O banho indicado para aqueles que estão com insônia ou tem dificuldade de se desligar e não conseguem descansar pode ser feito com um pacotinho de chá de camomila, um punhado de algodão e uma colher de café de mel. Basta tomar o banho antes de dormir. Em alguns casos será preciso repetir o banho nos dias subsequentes até sentir os efeitos.

Preparo

Faça uma concentração

Para fazer um banho espiritual é necessário que seja feira uma concentração para ativar através do mental aquilo que se deseja com este ritual.

Firme uma vela

Caso tenha uma vela em casa, acenda essa vela e use sua crença para pedir o que deseja a Deus, aos Orixás ou aos seres em que tem fé.

Tipos de preparação das ervas

  • Maceração das ervas: esprema as ervas em um recipiente ou com as mãos ou com o auxílio de uma colher de pau ou pilão. Assim, é possível extrair o sumo das ervas e, aos poucos, colocar água cerca de 1 litro de água potável para que aumente o sumo. Depois, deixe descansar por 15 minutos.
  • Infusão: coloque os elementos em um recipiente e despeje cerca de 1 litro de água fervendo, assim como se fosse um chá. Tampe para  descansar por 15 minutos. Esta é a forma mais indicada quando as ervas são secas ou há elementos rígidos, como sementes.

Na cabeça ou do pescoço para baixo?

Uma dúvida muito comum é quando o banho deve ser feito a partir da cabeça ou do pescoço para baixo. Há tradições que recomendam banhos específicos “de cabeça”, como no caso da Umbanda, que destina a cabela apenas aos Orixás que cuidam da sua coroa. Mas existem frentes que tratam todos os chacras da mesma forma.

Então, opte pela orientação da sua tradição, caso não siga nenhuma, na dúvida, tome os banhos apenas do ombro para baixo para evitar a promoção de desequilíbrios de energia.

Durante o banho

Faça seu banho de higienização normalmente, tome o banho de ervas e mentalize seu intento com esse ritual. Deixe agir por alguns minutos antes de secar.

Quer saber mais? Acesse o blog do psicanalista e sacerdote de Umbanda Luis Guilherme Campos Santos.

Namastretahttps://namastreta.com.br/
Um portal sobre autoconhecimento e espiritualidade na prática para quem busca informação de qualidade sobre esses universos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Tretas

“A constelação familiar me ajudou a abrir mão dos meus filhos por amor”

Thauana estava apegada a ideia de que teria que sacrificar o bem-estar da família para ser a "mãe ideal"

“Não dá para preencher espaço, é preciso produzir sentido”, diz editora da Vida Simples

Ana Holanda afirma que o autoconhecimento é uma das chaves para escrever um texto afetuoso

“Eu não falo as coisas para agradar as pessoas”, diz Monja Coen sobre seu posicionamento político

Líder espiritual não foge de assuntos "espinhosos" e garante que budismo é sinônimo de posicionamento

“A força do xamanismo é maior do que a localização geográfica”, afirma Leo Artese

Xamanista garante que a prática pode ser exercida em qualquer ambiente e o que vale é o bem-estar