Início Editorias Floresta USP estuda uso da Ayahuasca no tratamento de ansiedade social

USP estuda uso da Ayahuasca no tratamento de ansiedade social

Da Agência Brasil

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto estudam o eventual uso do chá de Ayahuasca no tratamento do transtorno de ansiedade social. Os resultados dessa pesquisa são preliminares e foram publicados recentemente em um artigo científico.

O chá de Ayahuasca é preparado com plantas nativas da Amazônia e amplamente utilizado em rituais indígenas e de Santo Daime, Barquinha e União do Vegetal. De acordo com o neurocientista Rafael Guimarães, a pesquisa foi motivada por relatos de experiências de pessoas nesses ritos.

A condição de transtorno de “ansiedade social” – causado pelo desconforto em situações que exigem interações com outras pessoas – é subnotificada no mundo todo. Estima-se que 2% a 7% da população no país tenha essa condição. Guimarães esplica que essa condição dificulta várias atividades do dia a dia e pode levar a outros problemas, como: o consumo de bebidas alcoólicas em excesso. Além disso, as opções de tratamento são limitadas.

No estudo, conduzido por Rafael Guimarães, os 17 voluntários foram divididos em grupos, os que tomaram placebo e os que receberam uma dose baixa de Ayahuasca. E, em seguida, tiveram que realizar uma palestra em público. Os que tomaram o chá relataram uma sensação maior de auto confiança no momento da apresentação. Isso porque, de acordo com o cientista, a Ayahuasca contém substâncias como o DMT que de alguma forma interagem e ativam os receptores de serotonina, responsáveis por processar nossas interações sociais e emoções.

O neurocientista Rafael Guimarães lembrou que há também outros estudos em andamento sobre o uso de Ayahuasca em tratamento para depressão e dependência de outras drogas.

Namastretahttps://namastreta.com.br/
Um portal sobre autoconhecimento e espiritualidade na prática para quem busca informação de qualidade sobre esses universos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Tretas

“A constelação familiar me ajudou a abrir mão dos meus filhos por amor”

Thauana estava apegada a ideia de que teria que sacrificar o bem-estar da família para ser a "mãe ideal"

“Não dá para preencher espaço, é preciso produzir sentido”, diz editora da Vida Simples

Ana Holanda afirma que o autoconhecimento é uma das chaves para escrever um texto afetuoso

“Eu não falo as coisas para agradar as pessoas”, diz Monja Coen sobre seu posicionamento político

Líder espiritual não foge de assuntos "espinhosos" e garante que budismo é sinônimo de posicionamento

“A força do xamanismo é maior do que a localização geográfica”, afirma Leo Artese

Xamanista garante que a prática pode ser exercida em qualquer ambiente e o que vale é o bem-estar